Berinjela recheada

Continua após a publicidade

Uma das receitas mais populares e fáceis é a berinjela recheada, que consiste em cozinhar a berinjela, retirar a polpa e rechear com carne moída, queijo e outros ingredientes. A berinjela é um legume versátil, saboroso e nutritivo, que pode ser preparado de diversas formas. A berinjela recheada é uma ótima opção para um almoço ou jantar saudável, que pode ser servido com uma salada verde ou um arroz branco. Neste artigo, você vai aprender como fazer uma berinjela recheada deliciosa e quais são os seus benefícios.

Continua após a publicidade

Ingredientes Berinjela recheada

  • 2 berinjelas grandes
  • 300 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
  • 100 g de queijo mussarela ralado
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo Berinjela recheada

  1. Lave bem as berinjelas e corte-as ao meio, no sentido do comprimento. Com uma colher, retire a polpa das berinjelas, deixando uma borda de cerca de 1 cm. Pique a polpa e reserve.
  2. Em uma panela, aqueça um fio de óleo e refogue a carne moída, mexendo para soltar os grumos. Quando estiver dourada, adicione a cebola, o alho, o extrato de tomate, o sal, a pimenta e o orégano. Cozinhe por cerca de 15 minutos, até o molho encorpar. Desligue o fogo e reserve.
  3. Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe as metades das berinjelas por cerca de 10 minutos, até ficarem macias, mas firmes. Escorra e seque com papel toalha.
  4. Em uma forma untada com óleo, disponha as metades das berinjelas. Recheie cada uma com uma porção da carne moída e cubra com o queijo muçarela. Polvilhe o queijo parmesão por cima.
  5. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e gratinar.
  6. Retire do forno e sirva em seguida.

Importância

A berinjela recheada é uma receita que combina sabor e saúde, pois aproveita os benefícios da berinjela para o organismo. A berinjela é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam a regular o intestino, prevenir o envelhecimento celular, reduzir o colesterol e controlar o diabetes. Além disso, a berinjela tem poucas calorias e sacia a fome, sendo ideal para quem quer emagrecer.

Continua após a publicidade

Receitas relacionadas

Se você gostou da berinjela recheada, confira também estas outras receitas relacionadas:

  • Berinjela à parmegiana: uma receita que leva fatias de berinjela empanadas e fritas, cobertas com molho de tomate e queijo derretido.
  • Berinjela recheada com ricota: uma receita que leva ricota temperada com ervas e nozes como recheio da berinjela.
  • Berinjela gratinada: uma receita que leva rodelas de berinjela cozidas e cobertas com um creme de leite, ovos e queijo.

Dúvidas comuns

Aqui estão algumas dúvidas comuns sobre a berinjela recheada:

  • Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar frango desfiado, atum em lata ou carne vegetal para rechear a berinjela.
  • Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o queijo de sua preferência, como prato, cheddar ou gorgonzola.
  • Posso fazer a berinjela recheada no micro-ondas? Sim, você pode cozinhar as berinjelas e o recheio no micro-ondas, seguindo as instruções do seu aparelho. Depois, é só montar e levar ao forno para gratinar.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma berinjela recheada deliciosa e quais são os seus benefícios. Você também viu como variar a receita com outros ingredientes e sabores. Espero que você tenha gostado e que experimente fazer essa berinjela recheada em casa. Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário