Bolinho de carne seca

Continua após a publicidade

Você já experimentou bolinho de carne seca de boteco? É uma receita típica da culinária brasileira, que consiste em bolinhos fritos recheados com carne seca desfiada e temperada. É um petisco perfeito para servir em festas, reuniões ou como entrada em um almoço ou jantar. Neste artigo, você vai aprender como fazer bolinho de carne seca de boteco de forma simples e prática. Você vai se surpreender com o sabor e a crocância desses bolinhos. Vamos começar?

Continua após a publicidade

Ingredientes Bolinho de carne seca

  • 500 g de carne seca dessalgada e cozida
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 500 g de mandioca descascada e cozida
  • 2 ovos batidos
  • Farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar

Modo de preparo Bolinho de carne seca

  1. Desfie a carne seca com a ajuda de um garfo ou processador.
  2. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  3. Junte a carne seca desfiada e tempere com sal, pimenta e salsinha. Misture bem e reserve.
  4. Amasse a mandioca cozida com um garfo ou espremedor até formar uma massa homogênea.
  5. Pegue uma porção da massa de mandioca e abra na palma da mão. Coloque uma colher (chá) do recheio de carne seca no centro e feche a massa, modelando um bolinho.
  6. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
  7. Passe os bolinhos pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, empanando bem.
  8. Frite os bolinhos em óleo quente até ficarem dourados e escorra em papel toalha.

Outras receitas com carne seca

  • Escondidinho de carne seca: uma receita cremosa e gratinada, que leva purê de mandioca ou batata, recheio de carne seca refogada com cebola e queijo coalho ou mussarela.
  • Arroz carreteiro com carne seca: uma receita prática e completa, que leva arroz cozido com caldo de carne, carne seca desfiada, bacon, cebola, alho, tomate, cheiro-verde e ovos cozidos.
  • Salada de feijão fradinho com carne seca: uma receita leve e refrescante, que leva feijão fradinho cozido, carne seca desfiada, cebola roxa, pimentão vermelho, vinagrete e coentro.

Dúvidas comuns sobre o tema

Você tem alguma dúvida sobre como fazer bolinho de carne seca de boteco ou sobre os benefícios da carne seca para a saúde? Veja algumas perguntas frequentes e suas respostas:

Continua após a publicidade
  • Como dessalgar a carne seca? Para dessalgar a carne seca, você deve cortá-la em pedaços e deixá-la de molho em água fria por pelo menos 12 horas, trocando a água a cada 3 horas. Depois, escorra a água e cozinhe a carne em uma panela de pressão por cerca de 40 minutos ou até ficar macia.
  • Como conservar a carne seca? A carne seca pode ser conservada na geladeira por até 15 dias ou no freezer por até 6 meses. Lembre-se de embalar bem a carne em sacos plásticos ou recipientes fechados, para evitar o ressecamento e a contaminação.
  • Como variar o recheio do bolinho de carne seca? Você pode variar o recheio do bolinho de carne seca acrescentando outros ingredientes, como queijo cremoso, requeijão, catupiry, cream cheese, palmito, milho, ervilha, azeitona, etc.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer bolinho de carne seca de boteco, uma receita típica da culinária brasileira, que é fácil, prática e deliciosa. Você também descobriu a importância do bolinho de carne seca de boteco na cultura e na história gastronômica do Brasil e outras receitas com carne seca. Esperamos que você tenha gostado e que se inspire para cozinhar mais com carne seca. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre este artigo, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa. Até a próxima!

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário