Charuto de repolho

Continua após a publicidade

Você já experimentou charuto de repolho? Essa é uma receita típica da culinária árabe, que consiste em enrolar folhas de repolho recheadas com carne moída e arroz, e cozinhar em um molho de tomate temperado. É um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo, que pode ser servido como entrada ou acompanhamento. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer charuto de repolho em casa, quais são os ingredientes necessários, e por que essa receita é tão importante para a cultura árabe e brasileira. Além disso, vamos te indicar mais três receitas relacionadas que você pode experimentar, e responder algumas dúvidas comuns sobre o tema. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer essa delícia!

Continua após a publicidade

Ingredientes Charuto de repolho

  • 1 repolho grande
  • 500 g de carne moída
  • 1 xícara de arroz cru
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal, pimenta-do-reino, hortelã e salsinha a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 latas de molho de tomate
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo Charuto de repolho

  1. Lave bem o repolho e retire as folhas externas. Corte o talo central e separe as folhas com cuidado. Reserve.
  2. Em uma panela grande, coloque água para ferver. Quando estiver fervendo, mergulhe as folhas de repolho aos poucos, por cerca de 2 minutos cada, até que fiquem macias. Escorra e reserve.
  3. Em uma tigela, misture a carne moída, o arroz cru, metade da cebola, metade do alho, sal, pimenta-do-reino, hortelã e salsinha a gosto. Amasse bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
  4. Pegue uma folha de repolho e coloque uma porção da massa no centro. Dobre as laterais para dentro e enrole como um rolinho. Repita o processo com as demais folhas e recheio.
  5. Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue o restante da cebola e do alho até dourar. Junte o molho de tomate e a água e deixe ferver.
  6. Arrume os charutos de repolho na panela, um ao lado do outro, cobrindo todo o fundo. Se necessário, faça mais camadas. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos, ou até que o arroz esteja cozido.
  7. Sirva os charutos de repolho quentes ou frios, regados com o molho.

Mais 3 receitas relacionadas

  • Quibe: Outra receita árabe muito famosa no Brasil, o quibe é feito com carne moída, trigo para quibe, cebola, hortelã e especiarias. Pode ser assado, frito ou cru, e servido com coalhada ou limão.
  • Esfiha: é um tipo de salgado assado, feito com massa de pão e recheio de carne, queijo ou verduras. É ideal para um lanche rápido ou uma refeição leve.
  • Tabule: O tabule é uma salada refrescante, feita com trigo para quibe, tomate, pepino, cebola, salsinha, hortelã, limão e azeite. É um acompanhamento perfeito para os pratos árabes.

Dúvidas comuns sobre o charuto de repolho

  • Posso usar outro tipo de folha para fazer o charuto? Sim, você pode usar folhas de uva, couve ou acelga, por exemplo. O modo de preparo é o mesmo, mas o tempo de cozimento pode variar.
  • Posso congelar o charuto de repolho? Sim, você pode congelar o charuto de repolho já pronto ou cru. Para descongelar, basta colocar na geladeira por algumas horas e depois aquecer no fogão ou no micro-ondas.
  • Posso fazer o charuto de repolho vegetariano? Sim, você pode substituir a carne moída por proteína de soja hidratada, cogumelos picados ou lentilha cozida. O restante dos ingredientes e o modo de preparo são os mesmos.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer charuto de repolho em casa, uma receita árabe deliciosa e fácil de fazer. Você também conheceu os ingredientes necessários, a importância dessa receita para a cultura árabe e brasileira, mais três receitas relacionadas e algumas dúvidas comuns sobre o tema. Esperamos que você tenha gostado e que se inspire a fazer essa delícia na sua cozinha. Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou! Obrigado por ler e até a próxima!

Continua após a publicidade

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário