Doce de leite Argentino

Continua após a publicidade

Você sabia que o doce de leite Argentino é uma das sobremesas mais populares e tradicionais? Esse doce é feito com leite, açúcar e bicarbonato de sódio, e tem uma consistência cremosa, um sabor caramelizado e uma cor marrom-clara. Ele pode ser consumido puro, com pão, biscoitos, frutas, sorvete ou como recheio e cobertura de bolos, tortas, alfajores e outros doces. O doce de leite argentino é uma delícia que conquista o paladar de quem prova, e que tem uma história curiosa e interessante. Quer saber mais sobre esse doce e aprender como fazer em casa? Então continue lendo esse artigo e descubra tudo sobre o doce de leite argentino!

Continua após a publicidade

Ingredientes Doce de leite Argentino

  • 4 litros de leite integral
  • 1 kg de açúcar
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo Doce de leite Argentino

  • Em uma panela grande e funda, coloque o leite e o açúcar e leve ao fogo alto, mexendo sempre, até ferver.
  • Quando ferver, abaixe o fogo e adicione o bicarbonato de sódio, que vai ajudar a dar a cor e a textura do doce.
  • Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, por cerca de 3 horas ou até que o doce fique com uma cor marrom-clara e uma consistência cremosa. Cuidado para não deixar o doce grudar no fundo da panela ou queimar.
  • Se quiser, adicione a essência de baunilha no final do cozimento para dar um toque extra de sabor.
  • Desligue o fogo e transfira o doce para um recipiente de vidro com tampa. Deixe esfriar completamente antes de guardar na geladeira por até 15 dias.

Dúvidas comuns

  • Posso usar leite desnatado ou semidesnatado para fazer o doce de leite? Não, o ideal é usar leite integral, pois ele tem mais gordura e vai dar mais cremosidade e sabor ao doce.
  • Posso usar açúcar mascavo ou demerara para fazer o doce de leite? Sim, você pode usar esses tipos de açúcar, mas saiba que eles vão deixar o doce com uma cor mais escura e um sabor mais intenso.
  • Posso fazer o doce de leite na panela de pressão? Sim, você pode fazer o doce de leite na panela de pressão, mas nesse caso você deve usar uma lata de leite condensado fechada e cozinhar por cerca de 40 minutos depois que pegar pressão. Depois, deixe a lata esfriar completamente antes de abrir.

Conclusão

O doce de leite argentino é uma receita deliciosa, fácil e que vai agradar a todos os gostos. Ele é feito com leite, açúcar e bicarbonato de sódio, e tem uma consistência cremosa, um sabor caramelizado e uma cor marrom-clara. Ele é uma sobremesa típica da culinária argentina, que tem origem na época colonial e que é considerada um símbolo nacional e um patrimônio cultural imaterial do país. Ele pode ser consumido puro ou como ingrediente de vários doces, como alfajores, rogel e chocotorta. Você pode fazer o doce de leite argentino em casa seguindo o passo a passo que ensinamos nesse artigo, e se deliciar com essa maravilha.

Continua após a publicidade

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário