Fígado Acebolado

Continua após a publicidade

O fígado acebolado é uma receita clássica que consiste em fritar o fígado em uma panela com cebola e temperos. Porém, há alguns truques que podem deixar o seu fígado acebolado mais macio e diferente. O fígado é um alimento que muitas pessoas torcem o nariz, mas que pode ser muito saboroso e saudável se preparado da maneira correta. Neste artigo, você vai aprender como fazer um fígado acebolado macio e diferente, quais são os ingredientes necessários e quais são os benefícios dessa receita. Acompanhe!

Continua após a publicidade

Ingredientes Fígado Acebolado

  • 500 g de fígado bovino cortado em bifes finos
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 cebolas grandes fatiadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara de chá de água
  • 2 colheres de sopa de salsa picada

Modo de preparo Fígado Acebolado

  1. Em uma tigela, tempere o fígado com o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinar por 15 minutos na geladeira.
  2. Escorra o excesso de líquido e passe os bifes de fígado na farinha de trigo, sacudindo para retirar o excesso.
  3. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo alto e frite os bifes de fígado aos poucos, até dourarem dos dois lados. Transfira para um prato e reserve.
  4. Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho em fogo médio, mexendo de vez em quando, até ficarem macios e dourados.
  5. Adicione a água e raspe o fundo da frigideira para soltar os grudados. Deixe ferver por alguns minutos, até reduzir um pouco.
  6. Volte os bifes de fígado para a frigideira e misture com o molho de cebola. Polvilhe a salsa por cima e sirva em seguida.

Benefícios do fígado acebolado macio e diferente

  • É rico em ferro, um mineral essencial para a produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo sangue. O consumo de ferro previne a anemia e melhora a imunidade.
  • É fonte de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12, que é importante para o funcionamento do sistema nervoso, a formação das células vermelhas do sangue e a prevenção da homocisteína, um aminoácido que pode causar doenças cardiovasculares.
  • É antioxidante, pois contém vitamina A, que protege as células dos danos causados pelos radicais livres e ajuda na saúde da pele, dos olhos e do cabelo.
  • É saboroso e aromático, pois combina o sabor marcante do fígado com o adocicado da cebola e o azedinho do vinagre.

Outras receitas de fígado

  • [Fígado à milanesa]: um clássico da culinária brasileira, que consiste em empanar os bifes de fígado na farinha de rosca e fritar até ficarem crocantes.
  • [Fígado com bacon e maçã]: uma receita diferente e sofisticada, que leva bacon picado e maçã em cubos para dar um contraste de sabores e texturas ao fígado.
  • [Fígado com jiló]: uma receita típica de Minas Gerais, que leva jiló cortado em rodelas e refogado com alho e cebola para acompanhar o fígado.

Dúvidas comuns sobre o fígado acebolado macio e diferente

  • Como deixar o fígado mais macio? Uma das dicas para deixar o fígado mais macio é marinar com vinagre, que ajuda a amaciar as fibras da carne e a tirar o cheiro forte. Outra dica é cortar o fígado em bifes finos e fritar rapidamente em fogo alto, para não endurecer.
  • Como tirar o cheiro forte do fígado? Além de marinar com vinagre, outra forma de tirar o cheiro forte do fígado é lavar bem em água corrente e depois deixar de molho em água com limão ou leite por alguns minutos. Depois, é só escorrer e secar bem antes de temperar e cozinhar.
  • Com o que servir o fígado acebolado macio e diferente? O fígado acebolado macio e diferente pode ser servido com vários acompanhamentos, como arroz branco, purê de batatas, salada verde, farofa, etc. Você também pode servir com pão francês ou torradas, para aproveitar o molho de cebola.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um fígado acebolado macio e diferente, uma receita simples e nutritiva que combina o fígado com cebola e vinagre. Você também viu quais são os ingredientes necessários, quais são os benefícios dessa receita, outras receitas de fígado que você pode experimentar e as dúvidas comuns sobre esse assunto. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com o seu fígado acebolado macio e diferente. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma opinião sincera ou sugestão sobre este tema, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

Continua após a publicidade

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário