Leite Condensado Caseiro

Continua após a publicidade

Você já pensou em fazer o seu próprio leite condensado caseiro? Essa é uma ótima maneira de economizar dinheiro, evitar conservantes e aditivos químicos, e ainda aproveitar um doce delicioso e versátil. O leite condensado caseiro é fácil de fazer, leva poucos ingredientes e fica pronto em menos de uma hora. Além disso, você pode usar o leite condensado caseiro em diversas receitas, como brigadeiro, pudim, torta de limão, bolo de cenoura e muito mais. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer leite condensado caseiro, quais são os seus benefícios e algumas dicas para deixá-lo ainda mais saboroso. Confira!

Continua após a publicidade

Ingredientes Leite condensado caseiro

  • 1 litro de leite integral
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo Leite condensado caseiro

  • Em uma panela grande, misture o leite e o açúcar e leve ao fogo médio-alto, mexendo sempre para dissolver o açúcar.
  • Quando começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo, sem parar, por cerca de 40 minutos ou até que o leite reduza pela metade e fique com uma cor amarelada e uma consistência cremosa.
  • Desligue o fogo e acrescente a manteiga, mexendo bem até incorporar.
  • Transfira o leite condensado caseiro para um recipiente de vidro com tampa e deixe esfriar completamente antes de usar ou guardar na geladeira.

Importância

  • Você economiza dinheiro, pois os ingredientes são baratos e rendem bastante.
  • Você evita o consumo de conservantes, corantes, estabilizantes e outros aditivos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.
  • Você controla a quantidade de açúcar e pode até substituí-lo por adoçantes naturais, como mel ou xilitol, se preferir uma versão mais saudável.
  • Você garante um sabor mais puro e natural, sem o gosto metálico que às vezes o leite condensado industrializado tem.
  • Você pode personalizar o seu leite condensado caseiro com essências, extratos ou especiarias, como baunilha, coco, canela ou noz-moscada, por exemplo.

Receitas relacionadas

  • Brigadeiro: Em uma panela, misture uma lata (ou a mesma medida) de leite condensado caseiro com três colheres de sopa de chocolate em pó e uma colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole em bolinhas. Passe no granulado ou no coco ralado e coloque em forminhas.
  • Pudim: No liquidificador, bata uma lata (ou a mesma medida) de leite condensado caseiro com três ovos e a mesma medida de leite. Despeje a mistura em uma forma caramelizada (com açúcar derretido no fogo) e leve ao forno em banho-maria por cerca de 40 minutos ou até ficar firme. Deixe esfriar e desenforme.
  • Torta de limão: Em uma tigela, misture 200 g de biscoito triturado com 100 g de manteiga derretida até formar uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível com essa massa e leve à geladeira por 15 minutos. Em outra tigela, misture uma lata (ou a mesma medida) de leite condensado caseiro com meia xícara de suco de limão até engrossar. Despeje sobre a massa e alise com uma espátula. Leve à geladeira por mais 15 minutos. Bata duas claras em neve com quatro colheres de sopa de açúcar até formar um merengue firme. Espalhe sobre o recheio e leve ao forno preaquecido a 180°C por 10 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme.

Dúvidas comuns

  • Posso usar leite desnatado ou semidesnatado? Não é recomendado, pois o leite condensado caseiro pode ficar muito ralo e sem sabor. O ideal é usar leite integral, que tem mais gordura e dá mais cremosidade e consistência ao doce.
  • Posso usar açúcar mascavo ou demerara? Pode, mas o leite condensado caseiro vai ficar com uma cor mais escura e um sabor mais forte. Se você quiser um resultado mais parecido com o industrializado, use açúcar refinado ou cristal.
  • Posso usar margarina no lugar da manteiga? Pode, mas a manteiga dá um sabor mais rico e natural ao leite condensado caseiro. A margarina pode deixar um gosto artificial e prejudicar a textura do doce.
  • Quanto tempo dura o leite condensado caseiro? O leite condensado caseiro dura cerca de uma semana na geladeira, se armazenado em um recipiente de vidro bem fechado. Não é recomendado congelar, pois pode alterar a consistência e o sabor do doce.

Conclusão

Fazer leite condensado caseiro é uma ótima opção para quem quer economizar, evitar produtos químicos e aproveitar um doce delicioso e versátil. Com apenas três ingredientes e alguns passos simples, você pode fazer o seu próprio leite condensado em casa e usá-lo em diversas receitas. Experimente e surpreenda-se com o resultado! E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Continua após a publicidade

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário