Pepino agridoce

Continua após a publicidade

O pepino agridoce ou sunomono é uma salada refrescante e saborosa, típica da culinária japonesa. É feita com pepino fatiado, vinagre de arroz, açúcar e sal, e pode ser servida como entrada ou acompanhamento de pratos orientais. O pepino agridoce ou sunomono é uma receita fácil, rápida e saudável, que vai te surpreender com o seu sabor equilibrado e a sua crocância. Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo dessa receita, além de discutir a importância de consumir pepino, indicar mais três receitas relacionadas e responder algumas dúvidas comuns sobre o tema. Ficou curioso? Então continue lendo!

Continua após a publicidade

Ingredientes Pepino agridoce

  • 2 pepinos médios
  • 1/4 de xícara de vinagre de arroz
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • Gergelim torrado a gosto para decorar

Modo de preparo Pepino agridoce

  • Lave bem os pepinos e corte as pontas. Com um descascador de legumes ou uma faca afiada, corte os pepinos em fatias bem finas, no sentido do comprimento.
  • Coloque as fatias de pepino em uma peneira e salpique o sal. Misture bem e deixe escorrer por cerca de 15 minutos, para que o pepino solte um pouco da sua água e fique mais macio.
  • Em uma panela pequena, leve ao fogo baixo o vinagre de arroz e o açúcar, mexendo até dissolver. Deixe ferver por alguns minutos, até formar uma calda rala. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  • Esprema as fatias de pepino com as mãos para retirar o excesso de água e transfira para uma tigela. Regue com a calda de vinagre e açúcar e misture bem.
  • Leve à geladeira por pelo menos uma hora, para que o pepino absorva o sabor da calda.
  • Na hora de servir, polvilhe gergelim torrado sobre o pepino e aproveite!

A importância de consumir pepino

Consumir pepino é uma forma de garantir uma alimentação saudável e hidratada, pois o pepino é um legume composto por cerca de 95% de água, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais. O pepino ajuda a desintoxicar o organismo, a regular o intestino, a prevenir infecções urinárias, a combater a retenção de líquidos, a melhorar a pele e a reduzir a pressão arterial. Além disso, o pepino é um alimento leve e refrescante, que pode ser consumido cru ou cozido, em saladas, sopas, sucos ou conservas.

Continua após a publicidade

Mais receitas relacionadas

  • Salada grega: Uma receita clássica da culinária mediterrânea, que leva pepino picado, tomate picado, cebola roxa fatiada, queijo feta esfarelado, azeitonas pretas sem caroço e orégano seco. O tempero é feito com azeite de oliva, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. A salada grega é uma ótima opção para acompanhar carnes grelhadas ou peixes assados.
  • Conserva de pepino: Uma receita prática e deliciosa, que leva pepino fatiado, vinagre branco, água, açúcar, sal, alho descascado, pimenta-do-reino em grãos e folhas de louro. O preparo é simples, basta ferver a água com o vinagre, o açúcar, o sal, o alho, a pimenta e o louro, até formar uma salmoura. Depois, é só colocar as fatias de pepino em um vidro esterilizado e cobrir com a salmoura quente. A conserva de pepino pode ser consumida após uma semana, e dura até três meses na geladeira.

Dúvidas comuns sobre o tema

  • Posso usar outro tipo de vinagre? Sim, você pode usar outro tipo de vinagre, mas o vinagre de arroz é o mais indicado para essa receita, pois tem um sabor mais suave e adocicado do que os outros vinagres. Se você não tiver vinagre de arroz, você pode substituir por vinagre branco ou vinagre de maçã, mas pode ser que o sabor fique um pouco diferente.
  • Posso acrescentar outros ingredientes ao pepino agridoce? Sim, você pode acrescentar outros ingredientes ao pepino agridoce, como cenoura ralada, kani kama desfiado, camarão cozido ou tofu cortado em cubos. Esses ingredientes vão dar mais cor e proteína à sua salada, mas lembre-se de ajustar a quantidade de sal e de calda de vinagre e açúcar.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso pepino agridoce ou sunomono, uma salada refrescante e saborosa, típica da culinária japonesa. Você também descobriu a importância de consumir pepino, mais três receitas relacionadas e algumas dúvidas comuns sobre o tema. Esperamos que você tenha gostado e que experimente essa salada em sua casa. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário