Pudim de maisena na travessa

Continua após a publicidade

Você está procurando uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa para fazer em casa? Então você vai adorar esta receita de pudim de maisena na travessa que não vai ao forno. É uma ótima opção para quem não tem tempo ou paciência de cozinhar o pudim em banho-maria, ou para quem quer evitar o uso do forno em dias quentes. Além disso, é uma receita econômica e versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto. Neste artigo, você vai aprender como fazer esse pudim cremoso e saboroso, quais são os ingredientes necessários, qual é a importância da maisena na receita, e quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema. Também vamos te indicar mais três receitas relacionadas para você variar o cardápio. Ficou com água na boca? Então continue lendo e descubra como fazer esse pudim de maisena na travessa que não vai ao forno.

Continua após a publicidade

Ingredientes Pudim de maisena na travessa

  • 1 litro de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de maisena
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Caramelo líquido para untar a travessa
  • Posso fazer o caramelo em casa em vez de comprar pronto? Sim, você pode fazer o caramelo em casa, seguindo esta receita: Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até derreter e ficar dourado. Cuidado para não queimar. Desligue o fogo e acrescente 1/4 de xícara (chá) de água quente, mexendo bem. Cuidado com o vapor. Transfira o caramelo para uma jarra e use para untar a travessa.

Modo de preparo Pudim de maisena na travessa

  1. Em uma panela, misture o leite, o açúcar e a maisena. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
  2. Desligue o fogo e reserve.
  3. No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado e a essência de baunilha até ficar homogêneo.
  4. Unte uma travessa com caramelo líquido e despeje a mistura do liquidificador por cima.
  5. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
  6. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Mais 3 receitas relacionadas

  • Pudim de chocolate na travessa: Para fazer essa versão, basta adicionar 4 colheres (sopa) de chocolate em pó à mistura do leite, do açúcar e da maisena. Você também pode substituir a essência de baunilha por essência de chocolate ou rum.
  • Pudim de coco na travessa: Para fazer essa versão, basta substituir o leite por leite de coco e adicionar 1 xícara (chá) de coco ralado à mistura do liquidificador. Você também pode polvilhar coco ralado por cima do pudim antes de levar à geladeira.
  • Pudim de maracujá na travessa: Para fazer essa versão, basta substituir o leite condensado por creme de leite e adicionar 1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá à mistura do liquidificador. Você também pode fazer uma calda com polpa de maracujá e açúcar e despejar sobre o pudim depois de gelado.

Dúvidas comuns sobre o tema

  • Posso usar outro tipo de amido no lugar da maisena? Sim, você pode usar outro tipo de amido, como araruta, fécula de batata ou polvilho doce. Porém, a quantidade pode variar de acordo com o poder de espessamento de cada um. O ideal é seguir as instruções da embalagem ou testar antes.
  • Posso usar outro tipo de açúcar no lugar do açúcar branco? Sim, você pode usar outro tipo de açúcar, como açúcar mascavo, demerara ou de coco. Porém, o sabor e a cor do pudim podem mudar um pouco. O ideal é usar um açúcar que não seja muito escuro ou forte.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um pudim de maisena na travessa que não vai ao forno, uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa. Você também viu quais são os ingredientes necessários, qual é a importância da maisena na receita, e quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema. Além disso, você conheceu mais três receitas relacionadas para variar o cardápio: pudim de chocolate, pudim de coco e pudim de maracujá. Esperamos que você tenha gostado e que se delicie com essas receitas. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou. Obrigado por ler e até a próxima!

Continua após a publicidade

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário