Rosca de padaria

Continua após a publicidade

Você já experimentou uma rosca de padaria de leite condensado? Essa é uma receita deliciosa, macia e que derrete na boca. Além de ser fácil de fazer, é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para presentear alguém especial. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa rosca de padaria de leite condensado em casa, com ingredientes simples e sem complicação. Vamos lá?

Continua após a publicidade

Ingredientes Rosca de padaria

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de leite morno
  • 2 ovos
  • 60 g de margarina
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 pitada de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
  • Margarina e farinha para untar e enfarinhar a forma
  • Leite condensado e coco ralado para decorar

Modo de preparo Rosca de padaria

  1. Em uma tigela grande, misture o leite condensado, o leite morno, os ovos, a margarina, o fermento e o sal. Mexa bem com uma colher ou um fouet até ficar homogêneo.
  2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo com as mãos ou com uma espátula, até formar uma massa macia e que não grude nas mãos. Se necessário, adicione mais farinha.
  3. Sove a massa por cerca de 10 minutos em uma superfície enfarinhada, até ficar lisa e elástica.
  4. Coloque a massa em uma tigela untada com margarina e cubra com um pano limpo. Deixe descansar em um lugar aquecido por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
  5. Divida a massa em duas partes iguais e modele duas roscas, fazendo um buraco no meio. Coloque as roscas em duas formas redondas untadas e enfarinhadas e deixe crescer novamente por mais 30 minutos.
  6. Leve as roscas ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até dourarem.
  7. Retire as roscas do forno e deixe esfriar um pouco. Decore com leite condensado e coco ralado a gosto.

Mais 3 receitas relacionadas

  • Rosca trançada: Essa é uma variação da rosca tradicional, que tem um formato mais bonito e sofisticado. Para fazer a rosca trançada, basta dividir a massa em três partes iguais e fazer três cordões compridos. Depois, trance os cordões e junte as pontas para formar uma rosca. Asse e decore como preferir.
  • Rosca recheada: Essa é uma opção para quem quer incrementar a rosca com um recheio cremoso e saboroso. Você pode usar o recheio que mais gostar, como doce de leite, chocolate, creme de confeiteiro, goiabada, etc. Para fazer a rosca recheada, basta abrir a massa em um retângulo, espalhar o recheio, enrolar como um rocambole e unir as pontas para formar uma rosca. Asse e decore como preferir.
  • Rosca de coco: Essa é uma receita para os amantes de coco, que fica ainda mais úmida e aromática. Para fazer a rosca de coco, basta substituir o leite morno por leite de coco na massa e adicionar coco ralado. Asse e decore com leite condensado e mais coco ralado.

Dúvidas comuns sobre o tema

  • Posso usar outro tipo de fermento? Sim, você pode usar o fermento biológico fresco no lugar do seco. Nesse caso, use 15 g de fermento fresco para cada colher de sopa de fermento seco. Dissolva o fermento no leite morno antes de misturar com os outros ingredientes.
  • Posso fazer a massa na máquina de pão? Sim, você pode usar a máquina de pão para sovar a massa. Basta colocar os ingredientes na ordem indicada pelo fabricante e selecionar o ciclo de massa. Depois, é só modelar as roscas e assar no forno.
  • Posso congelar a rosca? Sim, você pode congelar a rosca já assada ou crua. Para congelar a rosca assada, espere esfriar completamente e embrulhe em papel alumínio ou filme plástico. Coloque em um saco plástico e leve ao freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente ou aqueça no forno ou no micro-ondas. Para congelar a rosca crua, modele as roscas e coloque em formas forradas com papel manteiga. Leve ao freezer até endurecer e depois transfira para um saco plástico. Congele por até 3 meses. Para assar, retire do freezer e deixe descongelar e crescer em temperatura ambiente. Asse normalmente.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma rosca de padaria de leite condensado facil de fazer. Essa é uma receita deliciosa, macia e que derrete na boca. Além de ser fácil de fazer, é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para presentear alguém especial. Você também viu como fazer outras variações da rosca, como a trançada, a recheada e a de coco. E ainda tirou algumas dúvidas comuns sobre o tema.

Continua após a publicidade

Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com água na boca. Agora é só colocar a mão na massa e fazer essa rosca maravilhosa em casa. Depois me conte como ficou nos comentários. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário