Suflê de Mandioca

Continua após a publicidade

Você já experimentou suflê de mandioca? Essa é uma receita que surpreende pelo sabor e pela textura. O suflê é um prato de origem francesa que consiste em uma massa leve e fofa, feita com ovos batidos e outros ingredientes, que cresce no forno e fica com uma casquinha dourada. O suflê pode ser doce ou salgado, e pode levar diversos recheios, como queijo, legumes, frutas ou chocolate. Nesta receita, vamos usar a mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, que é um tubérculo muito consumido no Brasil, principalmente na região Nordeste. Quer aprender como fazer essa maravilha? Então, continue lendo e siga o passo a passo.

Continua após a publicidade

Ingredientes Suflê de Mandioca

  • 500 g de mandioca cozida e amassada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • 4 ovos separados
  • 100 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo Suflê de Mandioca

  1. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem até formar uma pasta.
  2. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
  3. Cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve.
  4. Em uma tigela, misture a mandioca amassada com as gemas e metade do queijo parmesão. Junte ao creme reservado e misture bem.
  5. Em outra tigela, bata as claras em neve com uma pitada de sal até formarem picos firmes.
  6. Incorpore delicadamente as claras à massa de mandioca, mexendo de baixo para cima com uma espátula ou um fouet.
  7. Unte um refratário com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Despeje a massa no refratário e alise a superfície com uma espátula ou uma colher.
  8. Polvilhe o restante do queijo parmesão por cima da massa.
  9. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que o suflê esteja dourado e crescido.
  10. Pronto! Agora é só servir o seu suflê de mandioca quente ou morno.

Dúvidas comuns

  • Posso usar mandioca congelada? Sim, você pode usar mandioca congelada para fazer o suflê. Basta descongelar a mandioca em água fervente até ficar macia e depois amassar com um garfo ou um espremedor.
  • Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar outro tipo de queijo para fazer o suflê. Você pode usar queijo minas frescal, queijo coalho, queijo meia cura ou queijo mussarela. O importante é que o queijo seja ralado ou picado para se misturar bem à massa.
  • Posso fazer o suflê com antecedência? Não, o ideal é fazer o suflê na hora de servir, pois ele tende a murchar depois de sair do forno. Se você quiser adiantar o preparo, você pode deixar a massa pronta na geladeira e assar o suflê na hora de servir.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer suflê de mandioca. Essa é uma receita que aproveita um ingrediente típico da culinária brasileira e o transforma em um prato leve, aerado e saboroso. Você só precisa cozinhar e amassar a mandioca, misturar com ovos batidos e queijo parmesão e levar ao forno até crescer e dourar. O resultado é um suflê de mandioca delicioso e elegante, que pode ser servido como entrada, acompanhamento ou prato principal. Espero que você tenha gostado dessa receita e que faça na sua casa.

Continua após a publicidade

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário