Trufa de chocolate

Continua após a publicidade

Você sabia que a trufa de chocolate é um dos doces mais apreciados no mundo? Ela tem origem na França, onde foi criada por acidente por um confeiteiro que derramou creme de leite sobre o chocolate derretido. O resultado foi uma massa macia e saborosa, que ele modelou em forma de bolinhas e cobriu com cacau em pó, lembrando as trufas, que são fungos raros e caros. Hoje em dia, existem diversas variações de trufa de chocolate, com diferentes recheios, coberturas e sabores. Quer aprender a fazer essa delícia? Então confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir.

Continua após a publicidade

Ingredientes Trufa de chocolate

Para fazer a trufa de chocolate, você vai precisar de:

Continua após a publicidade
  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 g de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de conhaque (opcional)
  • Chocolate em pó, granulado, coco ralado ou nozes picadas para decorar

Modo de preparo Trufa de chocolate

O modo de preparo da trufa de chocolate é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:

  • Em uma tigela, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas por cerca de 2 minutos, mexendo na metade do tempo, até derreter completamente. Se preferir, você pode derreter o chocolate em banho-maria.
  • Adicione o creme de leite e o conhaque (se for usar) e misture bem até formar uma ganache homogênea.
  • Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme.
  • Com uma colher ou um boleador, faça bolinhas com a ganache e passe no chocolate em pó, no granulado, no coco ralado ou nas nozes picadas.
  • Coloque as trufas em forminhas de papel e mantenha na geladeira até a hora de servir.

Mais 3 receitas relacionadas

Se você gostou da trufa de chocolate, que tal experimentar outras receitas que também levam esse ingrediente? Veja algumas sugestões:

  • [Bolo trufado]: um bolo recheado com ganache e coberto com chocolate raspado, ideal para ocasiões especiais.
  • [Brigadeiro gourmet]: um brigadeiro feito com chocolate meio amargo e creme de leite fresco, que fica mais cremoso e sofisticado.
  • [Brownie]: um bolo denso e úmido, com pedaços de chocolate meio amargo na massa, perfeito para acompanhar uma bola de sorvete.

Dúvidas comuns sobre o tema

Você ainda tem alguma dúvida sobre a trufa de chocolate? Veja algumas perguntas frequentes sobre o tema:

  • Posso usar outro tipo de chocolate? Sim, você pode usar o chocolate que preferir, como ao leite, branco ou amargo. Porém, isso pode alterar a textura e o sabor da trufa.
  • Posso usar outro tipo de bebida alcoólica? Sim, você pode substituir o conhaque por outra bebida alcoólica que gostar, como rum, licor ou vinho do porto. Porém, isso pode alterar o sabor da trufa.
  • Posso congelar a trufa de chocolate? Sim, você pode congelar a trufa de chocolate por até 3 meses em um recipiente fechado. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente por algumas horas ou na geladeira por um dia.

Conclusão

A trufa de chocolate é uma receita deliciosa, sofisticada e fácil de fazer. Ela tem origem na França, onde foi criada por acidente por um confeiteiro que derramou creme de leite sobre o chocolate derretido. Hoje em dia, existem diversas variações de trufa de chocolate, com diferentes recheios, coberturas e sabores. Você também aprendeu sobre os benefícios do chocolate meio amargo, do creme de leite e do conhaque para a saúde e para o humor. Espero que você tenha gostado desse artigo e que se inspire a fazer a trufa de chocolate em casa. Se você fizer, não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião e sugestões. Até a próxima!

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário